PROJETO:
ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS
PÚBLICO
ALVO: alunos
do 1° ano do 1° ciclo
1-
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho foi solicitado para ser
desenvolvido como conclusão do Curso Formação Tecnológica
Educacional: Ensinando e aprendendo com as TIC, além de que
trabalhar o tema animais com os alunos contribui para torná-los
cidadãos conscientes da importância de se preservar a fauna e a
flora.
2-
OBJETIVOS:
- Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;
- Utilizar os computadores e a Internet de maneira adequada.
- Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura.
3-
REFERENCIAL TEÓRICO:
Os
computadores exercem uma influência avassaladora na população. O
computador sendo veículo de informação, multiplica as
possibilidades de pesquisa, onde o sujeito interage e explora
ativamente o mundo que o rodeia.
A escola deve participar no avanço
tecnológico uma vez que prepara os sujeitos para participarem
ativamente na sociedade.
A utilização dos meios tecnológicos
deve ser iniciada desde o primeiro ano do primeiro ciclo porque se há
crianças que em casa têm grande contato com o computador, também
há crianças que nunca tiveram essa oportunidade.
O uso adequado do computador auxilia
na construção do conhecimento, desenvolve o raciocínio lógico e a
imaginação, contribui para o desenvolvimento, organização e
construção do pensamento, exige que a criança tenha uma postura
ativa diante do computador, desperta interesse, curiosidade,
desenvolve a criatividade, noções matemáticas, escrita e
coordenação motora.
A utilização das TIC nas aulas,
deve ser encarado por uma perspectiva Construtivista, havendo um
processo de interação com a participação do sujeito na construção
do seu conhecimento. É uma ferramenta pedagógica para criar um
ambiente interativo em que a criança pode investigar, pesquisar,
criar e explorar deixando de ser passivo.
A escola deve deixar de ser um local
onde são apenas transmitidos os conhecimentos, mas um local que
oferta os meios de construir o conhecimento, mudar atitudes e
valores. Por isso, o profissional da educação deve estar preparado
para trabalhar as novas tecnologias que estão penetrando no ambiente
de ensino.
4-
METODOLOGIA:
No dia 24 de setembro, utilizando o
multimídia, passar para os alunos o filme “O bicho vai pegar”.
Fazer os comentários orais sobre a história destacando os
personagens que são animais domésticos e selvagens e realizar a
explicação das diferenças entre os dois. No caderno de desenho, os
alunos desenharão a parte da história que mais gostaram. Logo após,
serão distribuídas revistas para que recortem figuras de animais
para montagem coletiva de um cartaz classificando os animais
recortados em domésticos e selvagens.
No dia 8 de outubro os alunos serão
levados até o laboratório de informática para que em duplas
pesquisem na Internet o habitat dos animais selvagens e sua
alimentação. Na volta para a sala de aula serão feitas algumas
dobraduras de animais selvagens que serão coladas no caderno de
desenho e ilustradas de acordo com a pesquisa na Internet.
No dia 19 de outubro, no laboratório
de informática, os alunos em duplas pesquisarão na Internet sobre
os animais domésticos e sua alimentação. Em seguida, realizarão
algumas atividades fotocopiadas sobre o assunto.
No dia 22 de outubro, os alunos serão
levados ao laboratório de informática e em duplas utilizarão o
computador trabalhando no programa Tuxpaint, onde desenharão
livremente conforme a imaginação. Estes desenhos deverão estar
relacionados com o tema estudado. Poderão usar os carimbos e as
imagens do habitat dos animais. Na sequência, serão realizadas
atividades fotocopiadas e no final da aula, serão distribuídas
massas de modelar para que os alunos modelem os animais de sua
preferência.
5-
CRONOGRAMA:
Data das
atividades no laboratório de informática
|
Horário
|
24 de setembro
(multimídia)
|
Das 14:00hs às
15:30hs
|
8 de outubro
|
Das 14:00hs às
15:00hs
|
19 de outubro
|
Das 14:00hs às
15:00hs
|
22 de outubro
|
Das 14:00hs às
15:00hs
|
6-
AVALIAÇÃO:
Os alunos deverão realizar
satisfatoriamente as atividades propostas, reconhecendo a importância
de se preservar a natureza e os animais.
7-
BIBLIOGRAFIA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário